sábado, 9 de julho de 2011

REINAUGURAÇÃO DO “SOBRADO DOS VERSIANI-MAURÍCIO”

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Cultura, reinaugurou, no último dia 13 de maio de 2011, com solenidade e rica programação cultural, o “Sobrado dos Versiani-Maurício”, popularmente conhecido como “Casarão dos Maurício”, localizado na Rua Cel. Celestino, nº 99, esquina com Rua ou Beco Cabo Santana (fundo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José), no Centro ou Perímetro Histórico da cidade, tombado e desapropriado pelo município, em razão do péssimo estado de conservação em que se encontrava à época, conforme previsto em lei.

O importante e imponente prédio histórico, considerado um dos quatro mais notáveis da cidade pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA/MG, - junto ao “Sobrado da Escola Normal/FAFIL” ou prédio da FAFIL, situado na Rua Cel. Celestino, nº 75; “Palácio Episcopal”, na Praça Dr. Chaves ou da Matriz, nº 52 e “Solar dos Oliveira”, hoje Solar dos Sertões, do Centro de Agricultura Alternativa-CAA, na Praça Dr. Chaves, nº 152, - foi edificado no início do século XIX pelo Capitão José Pedro Versiani, e inaugurado em 1812, considerado pelos historiadores Nelson Viana e Hermes Augusto de Paula o prédio mais antigo da cidade, com quase 200 anos de construção.

Conforme escreveu Hermes de Paula em seu livro “Montes Claros, sua História, sua Gente, seus Costumes”, o sobrado da família Versiani-Maurício foi um dos citados pelo naturalista francês, Saint-Hilare, quando de sua passagem, em 1817, pelo antigo Arraial das Formigas, que deu origem à cidade.

De grande porte e excepcional valor histórico, cultural e arquitetônico, o “Sobrado dos Versiani-Maurício” foi inteira e primorosamente restaurado pela Construtora Restaurare Ltda., empresa da capital especializada no setor, da qual se destacam os nomes do engenheiro civil Renato Pinheiro Cury e do Restaurador (“Mestre Artífice”) Aupim Honorato Campos. As obras de recuperação foram realizadas, fase a fase, com base estritamente nos projetos arquitetônicos assinados pela grande arquiteta e urbanista montes-clarense, residente em Belo Horizonte, Clarissa de Oliveira Neves, especializada em Revitalização Arquitetônica e Urbana pela UFMG, que garantiram a aprovação dos mesmos junto ao Fundo Estadual de Cultura-FEC, cujos recursos possibilitaram as extremamente perfeitas e minuciosas obras de restauro, com contrapartidas da Prefeitura de Montes Claros.

O Sobrado, dentro do Sistema Construtivo Tradicional, é constituído de estrutura autônoma de madeira e vedação em adobe e taipa, com o ritmo das fachadas modulados por cunhais revestidos de massa. A presença de cimalha em massa entre o térreo e o pavimento superior e outros fatores levam a crer tratar-se originalmente de uma casa térrea.
Com a sua reinauguração, o belo “Sobrado” abriga, no pavimento superior, a Secretaria Municipal de Cultura e, no pavimento térreo, o setor de Patrimônio Histórico ou Divisão de Preservação e Promoção do Patrimônio Cultural de Montes Claros, de que somos Responsável Interina desde janeiro de 2009, bem como o Projeto PROMEMOC – Pró-Memória de Montes Claros, concebido pelos historiadores (pai e filho) Hermes e Virgílio de Paula, sob a coordenação do jornalista, cronista e pesquisador Luis Carlos Novaes, que se constituirá em núcleo do futuro Museu da Imagem e do Som de Montes Claros.

Ildeu Braúna, Secretário Municipal de Cultura, enfatiza a importância da continuidade e conclusão cuidadosa da obra de restauração do “Sobrado dos Versiani-Maurício” pela atual administração, sob a gestão financeira de Sérgio Diniz, com participação do Chefe da Divisão de Cultura, Roberto Marques, em detalhamentos finais de elementos artísticos do prédio, lembrando, ainda, que outros projetos relacionados a prédios históricos da cidade se encontram em andamento, especialmente quanto ao “Sobrado de Dulce Sarmento”, localizado na Rua Justino Câmara, esquina com Coronel Celestino, e à criação do chamado “Corredor Cultural”, no Núcleo Histórico da cidade, constituído pela Praça Dr. Chaves/da Matriz e adjacências.

* Fotos Silvana Mameluque - Clique na Imagem para Ampliar


| TRANSLATE THIS PAGE |