terça-feira, 27 de outubro de 2015

MUSEU REGIONAL DO NORTE DE MINAS - MRNM




O Museu Regional do Norte de Minas (MRMN), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), hoje sob a direção da Professora Marina Queiróz, objetiva identificar, documentar, preservar e difundir o patrimônio cultural e natural da região norte do Estado de Minas Gerais, por meio de exposições permanentes, temporárias, itinerantes e programas educativos e culturais.

- A proposta das exposições permanentes buscou apresentar a região, através de quatro eixos temáticos -

. Meio Ambiente;

. Ocupação e Território;

. Evolução Urbana de Montes Claros - MG;

. Saberes, Fazeres e Celebrações.

- Os eixos estão distribuídos em quatro salas -

1) Meio Ambiente: apresenta aspectos geográficos, como hidrografia, fauna e vegetação;

2) Ocupação do Território: peças líticas e de couro, pinturas rupestres e estribos, apresentando parte da ocupação dos povos autóctones e a ocupação histórica, como o estabelecimento de fazendas;

3) Evolução Urbana de Montes Claros - MG: uma dessas fazendas deu origem à cidade de Montes Claros;

4) Saberes, Fazeres e Celebrações: apresenta o patrimônio imaterial do povo norte-mineiro.

O MRNM, localizado no "Sobrado da Escola Normal/FAFIL" ou "Sobrado da FAFIL", contribui para a difusão e a valorização do patrimônio natural e cultural norte-mineiro, visando o desenvolvimento humano e a inserção nas políticas públicas setoriais de turismo, cultura, educação e entretenimento.



O MRNM é um equipamento cultural instalado no Sobrado da FAFIL, que é um bem cultural integrante do conjunto arquitetônico tombado pelo município do Centro Histórico de Montes Claros - MG, considerado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA/MG o mais importante histórica e culturalmente do município.

A construção do prédio foi iniciada em 1886 para residência e comércio, pelo seu proprietário, o Coronel José Antônio Versiani (Juca Versiani). O importante prédio histórico foi sede da Escola Normal Oficial, sede da Escola Estadual Gonçalves Chaves e, novamente, sede da Escola Normal (atual Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro), além de ter abrigado a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Norte de Minas (FAFIL) e, também, a Faculdade de Direito do Norte de Minas (FADIR).

A história do Sobrado está intrinsecamente ligada à história de Montes Claros, da região norte-mineira e do país, dentre vários aspectos, por ter recebido migrantes nordestinos que "desciam" para São Paulo. Em 1905, abrigou os padres premonstratenses que vieram da Bélgica e fizeram do Sobrado um lugar de efervescência artístico-cultural.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO/VISITAÇÃO:

8h - 17h30min - Monitores disponíveis para a visitação guiada à exposição permanente do MRNM

Domingo é dia de Museu!

9h - 13h: Um domingo de cada mês, o MRNM abre as portas para a comunidade.

18h - 22h: Uma sexta-feira de cada mês, o MRNM abre as portas para a comunidade, com eventos temáticos e musicais.


CONTATOS PARA AGENDAMENTO DE GRUPOS E ESCOLAS:

Endereço: Rua Coronel Celestino, n° 75, no Corredor Cultural Padre Dudu - 
Centro Histórico da cidade de Montes Claros - MG, CEP: 39400.014

Telefone: (38) 3229.8590
E-mail: museu.regionalnm@unimontes.br

| TRANSLATE THIS PAGE |