terça-feira, 17 de maio de 2016

CRÔNICA

ÁGUA NA PENEIRA

* Aristônio Canela


As lembranças, quando querem, são grandes atrizes e nos fazem viver uma ribalta diferente a cada apresentação. Desta maneira, o feitiço do tempo nos impregna muito mais ao sobejar cabelos brancos. Fica, então, a fogocidade do cérebro, um afrontador galopante, rompedor de fronteiras e gostador de desafios, estumando músculos doídos, ossos resmungões e olhos opacos em tortas imagens.

Mesmo diante do quadro, meu jasmineiro floriu. Aquela cobertura de petalinhas brancas, como se fosse grinalda de noiva, contrastava com seu verdejamento corpóreo, de uma esperança de tirar o fôlego.

Plantado por Dindinha Júlia bem ali do lado direito da minha casa, a Rua Afonso Pena, sem calçamentos, desnudava toda minha infância. Sua postura altaneira altaneirava mais ainda o caramanchão de madeira enfeitado por ele. Em tardes quase todas quentes, ao feitio do sertão, vinha eu, embalado por sonhos, assentar a seus pés, ávido de sombra e paz. Seu cheiro, invasor de mim, estimulava minhas afoitas vontades de mudar a história do mundo.
                                       
A natureza tem seu caminhar de passos certos, sempre dispostos a novas revelações. Trôpegos são os nossos!

Os jasmineiros, livres por vontade divina, exalam seus aromas pelo amor profundo à mãe-terra, enquanto homens subjugam seus atos a um certo senhor "BOM SENSO". Pecado! Que tentativa mais grosseira de esconder limites! Ora, convenhamos! Vontades são as mesmas, ímpetos os mesmos e o sabor das aventuras rodopia em nossas bocas, mas a verdade corta crua a carne. Bom senso? Eufemismo! Falta mesmo, a olhos limpos, VIGOR FÍSICO.

Assim, empunhando uma bandeira de pura rebeldia, resquício de coração tocador de tambores, arautos de guerreiros invisíveis moradores de meu sangue, não aquieto a mim. Vou por aí, montando uma montaria mais mansa, é bem certo, sem, entretanto, deixar o orgulho de aventureiro bater asas e me fazer beijar os lábios da solidão.



*Membro da Academia Montesclarense de Letras

| TRANSLATE THIS PAGE |