sábado, 18 de junho de 2016

PASSEATA EM FAVOR DA PAZ SERÁ REALIZADA, EM SÃO JOÃO DA PONTE

O aumento da criminalidade e do número de usuários de drogas nos municípios da microrregião do Baixo São Francisco levou a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) a mobilizar prefeitos, vereadores, entidades e lideranças, para uma manifestação em favor da paz e da segurança, na próxima segunda-feira, 20/06, às 11 horas, pelas ruas de São João da Ponte.

Já estão confirmadas as presenças do presidente da AMAMS, Luiz Rocha Neto, prefeito de São Francisco, e do prefeito das cidades de Lontra, Evando G. da Silva; de Ibiracatu, Joel Ferreira Lima; de Japonvar, Eraldino Soares; de Patis, Vinícius Versiane; de Varzelândia, Felisberto Rodrigues e do município anfitrião, Sidnei Gorutuba, além de vereadores e lideranças ligadas a movimentos sociais e religiosos daquela parte da região.

O objetivo da passeata é chamar a atenção das autoridades para a melhoria da segurança nesses municípios, no combate e prevenção às drogas e homicídios. Para isso, a AMAMS destaca a importância de que se tenha um juiz efetivo e não de plantão naquela Comarca, e aumento do efetivo militar.

Há 15 dias, o jovem George Acácio Gorutuba, de 26 anos, recém casado, filho do prefeito pontense, por uma pequena discussão, foi uma das vitimas fatais da desenfreada violência que tem invadido os pequenos municípios do Norte de Minas.

Para colaborar na agilidade do combate ao crime, o presidente da AMAMS, Luiz Rocha Neto, esteve em Belo Horizonte, na quinta-feira, 09/06, onde apresentou demanda ao secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (SETOP), Murilo de Campos Valadares e ao subsecretário de Assuntos Municipais (Segov), Marco Antônio Viana Leite, solicitando a doação de 19 viaturas para os 15 municípios que fazem parte da área de atendimento da 13ª Companhia Independente da Polícia Militar de São Francisco, Brasília de Minas, Japonvar, Luislândia, Icaraí de Minas, Pintópolis, Ubaí, Ponto Chique, Ibiracatu, Urucuia, Chapada Gaúcha, São Romão, Lontra, Campo Azul e Varzelândia.

Ainda segundo Luiz Rocha, o problema da falta de segurança não é mais um problema só dos grandes centros urbanos, pois se espalhou para os pequenos municípios do interior. “Para garantir a segurança aos moradores dos nossos municípios, precisamos estar mobilizados, prefeitos, deputados estaduais e federais, vereadores, movimentos religiosos, sociais e empresariais, cobrando tratamento diferenciado, com maior agilidade e eficiência na prevenção de crimes e drogas em nossos municípios”, comentou.

O prefeito de São João da Ponte, Sidnei Gorutuba, disse que “esta manifestação não é só pela perda do meu filho, mas pelo perigo que os municípios estão enfrentando com a fragilidade da segurança em resguardar o cidadão, já que a demanda é grande e o efetivo militar é pequeno, principalmente neste período que antecede o processo eleitoral, onde os ânimos tendem a se acirrarem,” alerta.



- AMAMS - Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene -

| TRANSLATE THIS PAGE |