quinta-feira, 25 de julho de 2019

FESTA DO SENHOR DO BONFIM


A Capela de Nosso Senhor do Bonfim, a popular Igrejinha dos Morrinhos, situada na Praça Manoel Quatrocentos, s/nº, Bairro Morrinhos, com quase 133 anos de história, tem extraordinária importância no conjunto cultural-religioso da cidade, tombada pelo município, através do Decreto-Lei nº 1761, de 28 de setembro de 1999, tendo sido eleita pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Montes Claros - COMPAC, o "símbolo do patrimônio histórico da cidade". Simboliza a simplicidade e, ao mesmo tempo, a infinita riqueza de vida e de fé do povo montes-clarense, sendo uma das mais antigas construções religiosas da cidade, que ainda conserva grande parte de suas características originais, necessitando, novamente, de obras de recuperação e/ou restauração emergenciais. As últimas ali realizadas tiveram o apoio de Raquel Mendonça, Gerente de Preservação e Promoção do Patrimônio Cultural de Montes Claros, que conseguiu, junto ao IEPHA/MG - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, a participação do excepcional arquiteto, especialista em edificações coloniais, então membro da equipe de técnicos do órgão estadual de proteção, Wellington de Carvalho, que elaborou o projeto de restauro e realizou prospeções detalhadas na igreja, cujos recursos para a realização da maior parte das obras tendo sido doados pelo grande e saudoso empresário, Sebastião Landes Tolentino - nome que não consta, lamentavelmente, da placa de reinauguração da Capela -, com a COPASA arcando com os custos das obras finais de restauro, quando se comprometeu a ser a "Madrinha da Igrejinha" a partir de então e para todas as necessidades, o que pode ser ainda confirmado, visto que a Igrejinha dos Morrinhos necessita de novas obras de intervenção emergenciais, que já tem projeto de restauração assinado pelo arquiteto urbanista Daniel Ortiga, havendo dúvidas quanto a parte estrutural e telhado da Capela, questões estas que deverão ser dirimidas ou definidas por Gilner Rocha, com extraordinária experiência nessa área.

A primeira notícia que se tem da capela foi veiculada no antigo jornal "Correio do Norte", informando que a Sra. Germana Maria de Olinda abrira subscrição para angariar esmolas para a construção de uma capela, em pagamento de promessa feita a Nosso Senhor do Bonfim. A campanha foi bem aceita pela população, com muitas contribuições reunidas nesse sentido. Apesar do fato de que as quantias eram, em sua maioria, pequenas, o fato de serem numerosas fez com que Dona Germana arrecadasse valor significativo. E a 14 de setembro de 1886, a Capela foi solenemente inaugurada pelo Padre Manoel Ribeiro Assunção. Embora tivesse como padroeiro Nosso Senhor do Bonfim, imagem doada pelo desembargador Antônio Augusto Veloso, a igreja chamou-se inicialmente Capela de Santa Cruz e, durante certo tempo, teve o seu nome associado não apenas ao Senhor do Bonfim, mas também a São Geraldo. O histórico templo passou por diversas reformas, mas mantém ainda a sua arquitetura original. Dona Germana Maria de Olinda faleceu aos 86 anos de idade, no dia 15 de novembro de 1902, sendo o seu corpo merecidamente sepultado no interior da Capela do Senhor do Bonfim, pois ela colaborou, efetivamente, para a sua construção, num ato de fé e devoção a Cristo!...

A Capela de Nosso Senhor do Bonfim é uma edificação de linhas simples, porém, de formas graciosas, que desfruta de situação privilegiada, localizando-se em outeiro destacável na paisagem da cidade. Implanta-se em adro ajardinado e cercado, onde se destaca um cruzeiro de madeira. Desenvolve-se em corpo central, que acompanha o chanfro da fachada. A torre apresenta cobertura em quatro águas de telhas de zinco, sendo estruturada e vedada em madeira. A fachada, chanfrada, recebe vãos emoldurados e vedados em madeira, correspondendo em alinhamento às três portas e três janelas, à altura do coro, no corpo central e duas portas nos corpos laterais. Internamente, a decoração é bastante singela, mas ao mesmo tempo bela, dispondo de um retábulo de feição popular, que necessita ser recuperado.

A Festa do Senhor do Bonfim realizar-se-á no período de 28 de julho a 06 de agosto, cujo tema central será "Jovem, não tenham medo de testemunhar o Senhor que morreu, ressuscitou e que agora vive no meio de nós", tendo à frente a Comunidade Senhor do Bonfim e a Paróquia Santa Rita de Cássia/Arquidiocese de Montes Claros, cujo Pároco é o muito querido Padre Pedro Henrique da Cruz, que tem feito campanha em busca de recursos para a necessária restauração, bem como de doações a leilão com esse fim.

Da programação, constará o seguinte: além de barraquinhas, no dia 28/07 (domingo), haverá Terço às 18h30 e a Santa Missa às 19h30, sob a responsabilidade da Comunidade Senhor do Bonfim. No dia 29/07 (segunda-feira), haverá Terço às 18h30 e a Santa Missa às 19h30, sob a responsabilidade da Legião de Maria. No dia 30/07 (terça-feira), haverá Terço às 18h30 e a Santa Missa às 19h00, sob a responsabilidade da Comunidade Santa Rita. No dia 31/07 (quarta-feira) haverá Terço às 18h30 e a Santa Missa às 19h00, sob a responsabilidade da Comunidade São Paulo e São Pedro. No dia 01/08 (quinta-feira), haverá Terço às 18h30 e a Santa Missa às 19h00, sob a responsabilidade da Comunidade do Divino Espírito Santo. No dia 02/08 (sexta-feira), além das barraquinhas, haverá o Terço às 18h30 e a Santa Missa às 19h00, sob a responsabilidade da Comunidade de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. No dia 03/08 (sábado), além das barraquinhas, haverá o Terço às 18h30 e a Santa Missa às 19h00, No dia 04/08 (domingo), além das barraquinhas, haverá o Terço às 18h30 e a Santa Missa às 19h30, sob a responsabilidade do Grupo do Terço da Misericórdia. No dia 05/08 (segunda-feira), além das barraquinhas, haverá o Hasteamento do Mastro, com concentração às 17h00 na Igreja de Santa Rita; às 18h00, sairá a procissão com a bandeira do Senhor do Bonfim até a Capela de Nosso Senhor do Bonfim (Igrejinha dos Morrinhos), com a celebração da Santa Missa às 19h00. No dia 06/08 (terça-feira), além das barraquinhas, haverá a Santa Missa, às 19h00 e, às 20h00, Cantata nas janelas da Igrejinha dos Morrinhos.

Participe!!!

| TRANSLATE THIS PAGE |