terça-feira, 15 de outubro de 2019

- DESTAQUE CULTURAL -

Robert Lopes tocando no centro de Montes Claros, MG.     
                                                                                                     Foto: Acervo Pessoal

O jovem e já grande músico, compositor e cantor Robert Lopes, que faz sucesso nas ruas da cidade, angariando ajudas financeiras para o seu 1º CD, já gravado, de modo especial em frente ao tradicional "Café Galo", e que teve o seu nome selecionado para o Grupo Folclórico Banzé, descreve-se abaixo:

"Eu me chamo Robert Amintas da Silva Lopes, e minha relação com a música em si vem de muito cedo. Tive a honra de nascer em uma família humilde, mas de músicos espetaculares! Entre eles, dou o devido destaque à minha mãe, à minha avó e a seu falecido irmão, pois eles tiveram, diretamente e indiretamente, grande influência em minha caminhada como músico e como ser humano! Graças à convivência e influência deles, cresci com ótima influência musical, desde Milton Nascimento até a mais linda música clássica, e tudo isto influenciou diretamente na música que faço hoje em dia!...

Aos 09 anos de idade, aprendi a tocar um dos muitos instrumentos que hoje estariam ao meu lado. Esse instrumento foi o trompete, instrumento musical inicial de minha mãe também. Comecei a aprender música com meu tio, e, logo após, fui aprimorando estes estudos no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez. Aos 12 anos, minha relação com a cultura e a arte da minha cidade foi crescendo pois, nesse momento, eu estava entrando para a Banda de Música da Prefeitura de Montes Claros! Daí para a frente, não larguei mais o lado musical da minha cidade. Além de fazer parte deste grupo, acompanhava minha mãe na Orquestra Sinfônica de Montes Claros. Meu pai também teve grande influência sobre as minhas escolhas e atividade musical, pois me apresentou ao Canal Cultura, e, em contrapartida, tinha também o canal da cidade, a antiga TV Gerais, hoje nova TV Gazeta.

No meio de tanta influência boa, não teve jeito! Aos 17 anos, comecei a compor as minhas primeiras canções, e, no meio desta caminhada, conheci meu grande parceiro e irmão musical, Gabriel Durães, que, mais tarde, veio se juntar comigo ao novo projeto musical chamado "Expresso Cultural", que tem a finalidade de fortalecer a cultura regional nas ruas. No meio desta jornada, tive a oportunidade de gravar o meu primeiro CD, ao qual dei o nome de "Som do Céu". Graças a Deus, primeiramente, e ao "Expresso", juntamente com minha família, gravei este disco com 05 faixas ao todo.

Recentemente, eu e o Gabriel estamos com planos de gravar o primeiro Álbum da Expresso Cultural e estamos batalhando para isso dar certo, pois já são 08 meses tocando nas praças e pontos de ônibus e, para retribuir o carinho das pessoas, queremos gravar nosso primeiro trabalho como um grupo. Infelizmente, a renda que tiramos tocando nas ruas não é suficiente, mas continuamos na batalha. Recentemente, comecei a juntar livros, revistas e cadernos para reciclar e arrecadar um fundo, a fim de ajudar na produção deste disco.

Talvez para algumas pessoas isto seja muito para um garoto de apenas 17 anos, mas se tem uma coisa que venho aprendendo no meio desta caminhada é que você determina até onde seus sonhos vão chegar!...


PARABÉNS, ROBERT!... 
MUITO SUCESSO PARA VOCÊ E SEUS PARCEIROS  MUSICAIS!!

| TRANSLATE THIS PAGE |