quinta-feira, 28 de julho de 2011

X MOSTRA DE TEATRO DE MONTES CLAROS

Clique na Imagem para Ampliar

Até o dia 09 de agosto, continuará sendo realizada às 10h00, 16h00, 18h00, 19h00, 20h00 e 21h00, de acordo com a classificação do espetáculo (Infantil; 10, 12,  14, 16 e 18 anos; Livre) na Sala Cândido Canela (teatro-auditório) do Centro Cultural Hermes de Paula, bem como em espaços alternativos, como o auditório do Colégio São José, Unimontes e Cia. do Sonho, no Bairro Cintra, a X Mostra de Teatro de Montes Claros, que teve início no último dia 13 de julho, com a bela abertura e exibição da peça "Brasileiro, Profissão Esperança", de Paulo Pontes, um clássico musical, com participação especial da extraordinária cantora lírica Maristela Cardoso, tendo à frente o Grupo "Os Dez Mais", dirigido pelo grande e muito querido "Mestre Batista".

Organizada e realizada pela AARTED-Associação dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão, - com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Centro Cultural Hermes de Paula, UNIMONTES, INTER TV e Cia do Sonho -, presidida pelo nome de Haroldo (o Haroldinho...) Soares, ator e diretor, a Mostra vem obtendo grande sucesso de público, com cerca de duzentos espectadores por peça apresentada. Quase todos os quarenta espetáculos programados são inéditos, ao contrário dos anos anteriores, afirma Haroldo.

Já foram vistos e aplaudidos os espetáculos "Melancia e Coco Mole", adaptação do conto de Sílvio Romero, com o 7º Período do Curso de Arte, dirigido por Jarbas Siqueira, no auditório da Unimontes; "Porto Amor" e "Revelação - Uma Pequena História", de Juliana Daher, com o Grupo Laboro, de Belo Horizonte; "Show da Trupe", adaptação de Willian Ferreira, com o Grupo Trupe da Alegria, dirigido por Willian Ferreira e Ramon Santos; "Vem aí o Larápio", de Gutto Sant`ana, com a Cia do Riso, de Porteirinha, dirigido por Jukira Cruz; "De Chapéu e Coração, Três Histórias de Paixão", de Rafael Lorran, com A Trupe, que teve direção coletiva; "O Mistério dos Vampiros", de Maria Luiza Carvalho de Souza e David Rodrigues, com o Grupo Teatral En Cena, dirigido por Maria Luiza Carvalho; "Cemitério das Loucas", de Dário Teixeira Cotrim, com o Artecena, dirigido por Haroldo Soares; "O Caçador de Palavras", de Walcir Carrasco, com o Grupo Os Alquimistas, dirigido por Antônio Alkmin; "Os Palhaços se divertem", de Josias David, com a Cia de Artes Thubam, direção de Josias David; "Show de Humor - No Stress", de autores diversos, com o Grupo Faceato, dirigido por José Batista da Silva; "Deus é Amor, mas também é Humor", grande sucesso de autoria de Cláudio Ribeiro Prates, com o Grupo Arte, por ele dirigido; "Aids é Assim", de Osmar Dias, com o Gruperário, por ele dirigido; "Adão e Eva no Paraíso", com o Grupo "Renascer de Shakespeare", da cidade de Janaúba, escrito pelo grupo e dirigido por Túlio e Kátia Malheiros.

No dia 16 de julho, sábado, o Grupo Grande Palco mostrou, de Plínio Marcos, "Dois Perdidos numa Noite Suja", direção de Thamires Oliva, no espaço cultural Cia do Sonho. No domingo, foi a vez de "A Viagem dos Palhaços", (Show de palhaços), de José David e Alan Silva, com a Cia de Artes Thubam, dirigida por Josias David, no Centro Cultural. Dia 19, "As Dez mais do Córtex Cerebral", de Cyano Rosalén, com o Grupo Faceato, dirigido por José Batista, no auditório do Colégio São José. Dia 20, "Jerry, o Conquistador", um monólogo sobre a vida sentimental, de Pr. Fernando Ramos, com o IBREMAI Encena, dirigido por Fabrício de Jesus, também no auditório do São José. Dia 22, a comédia "O meu cotidiano no seu todo dia" (stand-up), de Du Novais, com o Grupo Oficinato, dirigido por Aldo Pereira, também Professor de Teatro, no Centro Cultural. Dia 23, "A Menina e o Elefante", uma história contada em um livro gigante, com o "Grupo BH", de Belo Horizonte, direção de Sula Mavruds, no São José. Também no dia 23 de julho, o grupo Os Dez Mais apresentou o "Espermatozóide Careca", na Cia do Sonho. No domingo, 24 de julho, foi a vez do "Folianus Catopê", de Paulo Henrique Dias Costa, com o Grupo Cia do Sonho, sob a direção de Solange Sarmento, no Cia do Sonho/Cintra. Dia 25, no São José, foi visto o espetáculo "A Procissão dos Elefantes", de Roberto Villani, com o Grupo Caminhos, dirigido por Samuel Teixeira Souto. Dia 26, também no São José, o espetáculo "Juca, um jeca em dura vida de solteiro", com a Cia Tríade, de Belo Horizonte, dirigida por Custódio Nunes.

Amanhã, 29/07, será a vez da Cia Tríade, de Belo Horizonte, com o espetáculo "Apartamento 171" de Paulo Sacaldassy, dirigido por Custódio Nunes, às 19 e 21h00, classificação 14 anos, no Centro Cultural Hermes de Paula/CECHP. Trata-se de uma comédia surpreendente, que retrata a inteligência do ser humano no uso das palavras, para se livrar das "enrascadas" do dia a dia. Também com a Tríade, no CECHP, a peça infantil "A Floresta Encantada", de Custódio Nunes, sob a sua direção, estará sendo apresentada no próximo sábado, às 10, 16 e 19h00. Um lobo mau, cansado de ser sempre o vilão das histórias infantis, resolve se aposentar, mas uma onça esperta está à espreita e de olho no dinheiro do lobo... No domingo, 31/07, às 19 e 21h00, classificação 18 anos, no Centro Cultural, "O Andarilho do São Francisco", de Amelina Chaves (atenção para a classificação, né, "Mel"!...), com a Cia do Sonho, dirigida por Joba Costa.

Agosto começará (ou continuará), junto com a natural ventania, a partir da apresentação de "Imprevisto, um Espetáculo Imperdível" (improviso), com a Cia de Humor Incenicamente, dirigida por Vitor O. Oliva, às 19 e 21h00, classificação 14 anos, no CECHP. Em seguida, no dia 02, "O Profeta do Espanto", de Edmilson Cordeiro, com o Artecena de Haroldinho, às 19 e 21 horas, classificação 12 anos, na "Cândido Canela":  terrível assassino rouba a identidade de um famoso palhaço, depois que este decide abandonar a carreira, para seguir a profissão de médico. No dia 03, de novo o Artecena com o "Se meu ponto G falasse", de vários autores, às 19 e 21h00, classificação 18 anos, comédia onde se alterna o prosaico e o estranho, o kstch e o pós moderno. Dia 04, um desabafo do cotidiano vivido pelos idosos: o abandono, a carência, - a impaciência alheia - e os sentimentos de quem tanto contribuiu com a sociedade, na peça "Depressão na Terceira Idade", de Osmar Dias, com o Gruperário, dirigido pelo mesmo, classificação livre, às 19 e 21h00, no CECHP. Dia 05, três espetáculos: "Mentiras atrás do Pano", do e com o Grupo Olho de Gato, com direção coletiva, às 19 e 21h00, classificação 12 anos, no auditório do Colégio São José, questionando "o que de fato somos e o que queremos ser. O retrato de três atores à procura da afirmação e sobrevivência do seu fazer artístico, em meio a tristezas, desentendimentos, busca de identidade e verdade no que fazem"; "O Segredo da Arca de Trancoso", de Luiz Felipe Botelho, com o Grupo Caminhos, direção de José Nilton Silva, classificação 10 anos, às 19 e 21h00, no auditório do CECHP, inspirado no universo dos contos orais brasileiros, conta a saga de um menino encarregado de levar uma misteriosa arca de madeira até um local distante, e "O Julgamento", de Haroldo Soares, com o Grupo Artecena, por ele dirigido, classificação 14 anos, às 19 e 21h00, na Cia do Sonho, monólogo onde o diabo resolve julgar os ditadores, após saber que existe um movimento entre os mesmos para sua possível exclusão do inferno.

OS DEZ MAIS estará de volta no dia 06, sábado, às 16, 18 e 20h00, classificação livre, com o clássico espetáculo "A Bela e a Fera", tendo à frente o muito respeitado e admirado Mestre Batista, no teatro-auditório do Centro Cultural. Também no dia 06, "Pluft, o Fantasminha", da escritora Maria Clara Machado, com o Grupo Grande Palco, dirigido por Willian Ferreira, no espaço Cia do Sonho. Dia 07, domingo, "O Pequeno Príncipe", de Saint-Exupery, com o Grupo Kataplasmas, dirigido por Sarney, classificação livre, às 19 e 21h00, também no Centro Cultural. O Grupo Face a Face, da vizinha Bocaiúva, estará apresentando, no dia 08/08, às 19 e 21h00, o espetáculo "Sertaneja, meu Amor", direção de Anderson Cleiton, no Centro Cultural. Na terça-feira, 09/08, o encerramento da grande Mostra, com o espetáculo "E que se danem as aparências", de Maria Luiza Carvalho de Souza, com o Grupo Teatral En Cena, por ela dirigido, classificação 14 anos, às 19 e 21h00, no Centro Cultural Hermes de Paula.

Agora é só trabalhar, mais do que sempre e mais do que nunca, para que Montes Claros, a "Cidade da Arte e da Cultura", ganhe o tão sonhado, esperado (muitas vezes "desesperado"!...) GRANDE TEATRO, com que tantas outras cidades mineiras e menores já contam, com um ou mais, na verdade, e da melhor qualidade! E Montes Claros, do alto dos seus 154 anos de elevação a cidade, como e onde (com que papel?!) fica nesta histórica novela sem fim da mais que necessária "Construção de um Grande Teatro"?!...

*Fotos Silvana Mameluque - Clique na Imagem para Ampliar
                                                         
                                              

| TRANSLATE THIS PAGE |