domingo, 7 de outubro de 2012

LANÇAMENTO:


LIVRO "A PARTE DO TODO "

Clique na Imagem para Ampliar

 O grande e admirado poeta José Geraldo Mendonça Júnior, Penninha, filho do querido casal José Geraldo de Souza Lima Mendonça (Zezinho Mendonça) e Nininha Narciso Mendonça, lançará o seu primeiro livro de poemas, "A PARTE DO TODO", pela Editora Catrumano, no próximo dia 10 de outubro, quarta-feira, dentro do 26 "Salão Nacional de Poesia Psiu Poético", que tem à frente o nome do popular poeta Aroldo Pereira, na Galeria de Artes Godofredo Guedes, do Centro Cultural Hermes de Paula (Praça Dr. Chaves ou da Matriz, número 32 - Núcleo Histórico da cidade), livro este que traz rigorosa seleção de poemas escritos por Penninha, a partir de 1982, em sua maioria curtos, tipo "haikais", alguns deles em homenagem a pessoas queridas que passaram, como verdadeiras estrelas luminosas, por sua vida: a saudosa prima e extraordinária cantora, Aline Mendonça ("ESTRELA SOLITÁRIA") e o genial músico e compositor, além de artista plástico (pintor), Godofredo Guedes ("MONTESCLARIAR"). Destaque também para poemas seus que já foram musicados, a exemplo do "BOCA DA NOITE" (Penninha e Nando Correia). 

Clique na Imagem para Ampliar


Dentro do estilo poético mais sintético do autor, navegando, ao mesmo tempo e harmoniosamente, entre o lógico, lírico e romântico, Penninha faz da síntese um instrumento mais que preciso, precioso, para dizer tudo que envolva cada tema ou poema em poucas, perfeitas e profundamente poéticas palavras, onde deixa clara toda a sua fluência literária e talento indiscutível, n`alguns casos indescritível!... Como bem disse Márcio Adriano Morais, "a doçura do luzir está, sem dúvida, nos olhos poéticos de A PARTE DO TODO". 

A maioria dos poemas que compõem o livro são de amor, onde o autor usa uma poética leve, influenciada por letristas e poetas que tratam sabiamente o tema, sempre de forma lírica e romântica, fazendo uso, ainda, da palavra lógica, na composição e definição de cada poema-obra de arte pura, mas sem jamais ferir, e de nenhuma forma, quem dele faz atenta e prazerosa leitura. 

Uma das coisas que mais chamam a atenção no livro "A Parte do Todo" é que em nenhum poema há uma palavra sequer que reduza ou diminua a pessoa humana, em aspecto algum do "ser" e "viver o amor", pois é uma obra que fala do amor "com amor", com boa e saborosa dose de "amor humano", sim, pois utiliza, tempo inteiro e cuidadosamente, de forma leve e lírica, figuras de linguagem poética que mais e marcantemente tocam o coração e a alma das pessoas! 

A maioria dos poemas foi elaborada ainda de forma artesanal, ou seja, manuscritos, e outros já na fase digital do poeta, que hoje escreve boa parte de seus belos e brilhantes poemas já diretamente nas redes sociais, como o Facebook e Orkut.

Clique na Imagem para Ampliar


       Parabéns, Penninha, e sucessos, sempre, em sua bela trajetória poético-catrumana!...

Que todos os amantes da arte literária da cidade e região, especialmente os nossos grandes poetas e poetisas, acadêmicos ou não, prestigiem o lançamento do livro de poemas de Penninha, "A Parte do Todo", a partir das 20h00 do próximo dia 10 de outubro (quarta-feira), na grande Galeria de Artes Godofredo Guedes... -


Com admiração e carinho,

Raquel e Babi Mendonça.


OBS.: Aproveitamos a oportunidade para enviar grande abraço e beijo no coração da muito querida Tia Nininha, uma graça de pessoa, sempre carinhosa e atenciosa com todos, pela passagem de seus oitenta anos de vida, em tudo exemplar e digna dos melhores elogios e muitos, muitos e sonoros aplausos!!!

Parabéns, Tia Nininha, felicidades, longos anos de vida, junto a Tio Zezinho e a todos os seus!...

| TRANSLATE THIS PAGE |