terça-feira, 26 de agosto de 2014

CRÔNICA

A INCÔMODA VERDADE

* Raquel Mendonça

Para uma sociedade no mais das vezes falsa e hipócrita, nada é mais incômodo, desconfortável e até mesmo desconcertante do que a verdade! Pouca gente está preparada para a exatidão ou precisão dos fatos! A maioria corre do que é real ou das coisas certas, corretas, como elas realmente são ou se apresentam, o tempo inteiro! Tem gente que foge da verdade "como o diabo da cruz" e, assim, a sinceridade e a franqueza passam a ser indesejáveis, quiçá "indefensáveis"!

A forma de ser ideal, que é a verdadeira, virou, pois, e há muito, muito tempo, grave defeito, muitas vezes imperdoável, correndo quase todo mundo, assim, da verdade, preferindo a versão, até mesmo a "invenção" dos fatos ou a sua total omissão! Por isso, diz a sabedoria popular, "quem conta um conto aumenta um ponto", buscando talvez suavizar ou mascarar - além de estender - a verdade do que viu ou ouviu, para "ficar" bem e "falar" de maneira conveniente com o ouvinte!

O que é efetivamente concreto vai ficando, desta forma, em segundo plano ou definitivamente esquecido, para trás! A verdade, escamoteada pela maioria daqueles que a conhecem, vira até mesmo mentira deslavada na boca de pessoas sem o menor caráter, caras de pau, amorais e mentirosos contumazes!

Não é nem nunca foi o fato fiel, mas é o que "corre" de boca em boca que vale ou fica, vezes aplaudida: a colocação ou a(re)presentação inverídica e aviltante dos fatos ou acontecimentos verdadeiros, genuínos, de acordo com os interesses pessoais, políticos, sujos ou escusos de cada um! O que de fato acontece ou ocorre, dentro de tudo que é dito ou feito, acaba virando até mesmo piada, no mínimo, embora sem a menor graça e normalmente de extremo mau gosto!

Naquilo em que há "verdade verdadeira" haverá sempre gente descontente ou tentando emendar, remendar, "costurar" novamente aqui e ali, para melhorar a imagem do "amig(a)o" no caso retratado, fazendo declaração ou declamação digna de palcos e palanques, embora normalmente sejam péssimas as performances e a verdade nua e crua, com um pouquinho de percepção e perspicácia, aparece em meio à primeira cena no fundo mal programada, ensaiada ou produzida; à primeira palavra ou frase dita, mas maquiada, enrolada e espichada demais para ser verdade ou sequer a ela ser ao menos comparada!

E não estranhe: se você costuma falar a verdade e não as costumeiras mentiras, vão dizer que você fala muito, fala demais, ou pior, que é "louco", "doido", porque só doido ousaria dizer a verdade num mundo dominado pelo que há de mais mentiroso, em que os escrúpulos morais passam longe de milhares ou "milhões" de pessoas, e os verdadeiros valores são completamente desconhecidos, desrespeitados e desprezados! Ou seja, mentir pode, fique bem à vontade! Falar a verdade não! Jamais! Ou seja breve..., parecem dizer os que se aproximam e, de repente, se distanciam, incapazes de ouvir algo sem mentiras ou maquiagens! Porque a apresentação ou representação fiel dos fatos, dentro de princípios os mais corretos e éticos, pode deixar as coisas em redor difíceis e indigestas, mas para você, que tem o péssimo "defeito" de falar ou cobrar, correr atrás da verdade!

Esqueça a exatidão dos fatos, pois, se quiser viver em aparente paz, e isso o satisfaz, com a maioria! Ser sincero, verdadeiro, pode "soar" mal em meio aos falsos, fingidos ou que se acostumaram a falsear a verdade dos acontecimentos todo o tempo!

O melhor para a maioria das pessoas continua sendo ouvir não o que é real, mas tão somente o que lhe é (im)puramente conveniente! O que é legítimo, autêntico passa à condição de completamente "inaceitável" e a pessoa verdadeira é que é vista como "vilã" da história, digo, estória sem "h", mas fácil de ouvir, engolir e digerir.

Raimundo Correia, em "Poesias", já dizia: "E estrelas mil cravejam-te, fagueiras! Estrelas falsas, mas que, assim de perto, rutilam tanto, como as verdadeiras."

Então, é melhor pensar muito bem antes de acreditar no brilho até mesmo das estrelas mais próximas, porque pode não ser ele verdadeiro!... Mas, por gentileza, faça o esforço necessário e mantenha, a qualquer custo ou preço, se possível, o seu compromisso com a verdade, associada ao bem, porque o brilho verdadeiro das estrelas - verdadeiras - vale todas as mentiras, calúnias, pena e peleja sofridas antes de vê-las, lindas, plenas, inteiras e intensas, à sua frente!...

| TRANSLATE THIS PAGE |