segunda-feira, 6 de julho de 2015

A incômoda verdade II

* Raquel Mendonça

"Santifica-os pela verdade. A tua palavra é a verdade." (São João, 17, 17)
"O ímpio cresce na impiedade, mas cai, e o justo sofre, mas vence." (Eclesiastes)


A verdade é divina. A mentira e a maldade demoníacas! Disso não tenho a menor dúvida, nunca tive, porque, desde que me entendo por gente, convivo com verdades, mentiras, calúnias perversas, impiedosas, cruéis - ou simplesmente ridículas, como uma piada de extremo mau gosto! - mas sempre me coloquei ao lado da verdade e acima delas, as deslavadas mentiras, e me calava, sempre, lembrando que quem cala vence e quem mente pode até convencer, mas um dia é desmascarado, por Deus estar ao lado dos puros de alma e coração! Até que a calúnia sofrida tomou dimensões inimagináveis, assustadoras, inacreditáveis!...

O que é a verdade, afinal? "Conformidade com o real; exatidão, realidade Franqueza, sinceridade. Coisa verdadeira ou certa. Princípio certo. Representação fiel de alguma coisa da natureza. Caráter, cunho (...)" E a mentira, o que é? "Ato de mentir; engano, impostura, fraude, falsidade. Hábito de mentir. Engano dos sentidos ou do espírito;erro, ilusão. Ideia, opinião, doutrina ou juízo falso. Fábula, ficção. (...)" O mentiroso ou mentirosa "cessa de ser bom ou boa (se é que já o foi um dia!), legítimo, verdadeiro, e degenera enquanto ser (HUMANO?)". Se é verdade que "gente de boa raça não mente", como explicar que, numa mesma família, haja pessoas inteiramente comprometidas com a verdade e outras que dizem algo - aterrador, diga-se de passagem! - que sabem não condiz com a verdade, ser a ela completamente contrária, mas têm grande prazer em afirmar?!

Estranho prazer esse de tentar, de todas as formas, fazer mal a alguém de quem tem inveja, ciúme, sei lá o quê, sem que essa pessoa tenha lhe dado algum dia a menor razão para isso, ao contrário e, pasme, ainda tentar estender tal mal ao que a vítima da inveja e calúnia tem de mais valioso e precioso na vida, na tentativa de destruí-la completamente! Existe coisa mais escabrosa, asquerosa no mundo??

Pois é, quando eu pensava que tinha conseguido conhecer toda - toda - a verdade que cercava a louca mentira, depois de anos de peleja e sofrimento, o chão se abre sob os meus pés, ao descobrir que a calúnia foi muito além, foi pior, muito pior, inimaginavelmente mais grave e torpe! Mentir é: "dar uma indicação contrária à realidade; induzir em erro; ser causa de, ou dar margem a engano, iludir".

Sei que "ratos ou ratas ruivos do que usam se cuidam"! E como usaram e usam, para terem o que hoje têm! Mas e quando sabemos que, além disso, a pessoa ou animal irracional do mal tem os motivos tortos e injustos dela para tentar atingir o âmago de alguém por conta de inveja óbvia e de ciúme improcedente da parte da atingida injustamente? É horrível o que pessoas que vivem do e pelo dinheiro, pelos pobres bens materiais, são capazes de fazer para aumentar o seu patrimônio, em detrimento do seu pobre patrimônio moral! E são capazes, por outro lado, de calúnias horrendas, inadmissíveis, em tudo sujas, insanas, malucas!

A verdade incomoda muita gente, especialmente aquelas criaturas que não têm nenhum compromisso com a realidade. Porque são simplesmente maldosas, egoístas, ambiciosas, orgulhosas, ou porque são doentes mentais mesmo, psicopatas, capazes de fazer o mal com um sorriso largamente desenhado e estampado no rosto e, depois do mal feito, ainda saem por aí bancando a vítima, "boas samaritanas, santinhas, quando, na verdade, nunca dividiram um pão, um biscoito sequer com ninguém, imagine um centavo!"

Pois bem, aos que lhe deram ou lhe dão crédito, por algum tipo de conveniência ou semelhança (afinal, os maus se atraem!) que me aguardem, porque entreguei a minha causa e do meu bem mais precioso a advogado maior, que é Deus, que agora, firme, me dita: " é entre ela e Eu!..."


| TRANSLATE THIS PAGE |