sábado, 21 de novembro de 2015

Exposição : INSTALAÇÃO ECOLÓGICA

- INSTALAÇÃO FAZ PENSAR NO 

"JARDIM DO AMANHÃ" EM MEIO AO LIXO -

Em exposição na Galeria de Artes Godofredo Guedes do Centro Cultural Hermes de Paula, a instalação artística denominada “Jardim do Amanhã”, de autoria de Ajax Domiciano, A mostra propõe uma maior reflexão sobre as graves questões ambientais que vivemos. Trata-se de uma livre manifestação artística, cuja obra passa a existir a partir de sua montagem e até mesmo desmontagem, perpetuando-se na memória e nos registros realizados durante o tempo em que é visitada, porque, no mínimo, faz pensar sobre em que serão transformados os jardins do futuro, se - cada um de nós - nada fizermos!...

Ajax Domiciano em sua exposição

O artista afirma que, durante seis meses, recolheu e juntou resíduos sólidos da própria residência, os quais “foram sendo selecionados, quantificados, pesando 106 quilos, valendo em torno de R$ 31,50. A princípio, tem-se a impressão de que é uma fonte de uma praça, mas poderia também ser uma torre de arranha-céu e o que lhe circunda. Com mais abrangência, o planeta Terra no universo! Entretanto, a conclusão fica a critério da interpretação de cada um”, afirmou o artista Ajax.

Esta é a primeira fase de um projeto artístico, filosófico e científico proposto por Ajax Domiciano. O autor considera o projeto de grande relevância, tendo em vista a necessidade de ampliar as discussões em torno da importância do meio ambiente. “Na atualidade, o volume de lixo produzido é três vezes superior ao crescimento da população mundial e, sem uma ação conscientizadora sobre a questão, podemos enfrentar muitas dificuldades no futuro, até mesmo com relação a espaço físico”, salientou o artista, reforçando a necessidade de a humanidade passar a se relacionar melhor com a natureza, e o mais urgentemente possível!

O artista, que uniu criatividade e crítica, aproveitou a oportunidade para destacar ainda que, em todo o país, "um milhão de brasileiros sobrevive da indústria do lixo, recolhendo nas ruas matéria-prima para abastecer a indústria de papel, plástico e alumínio, com o mercado movimentando, por ano, mais de R$ 12 bilhões".


Finalizando, Ajax Domiciano ressalta que “não é opcional mudar, é absolutamente inadiável”. 

Portanto, vale a pena ver! Refletir, pensar, agir!... Todos, quem sabe!!!


Visitação: Das 8 às 22 horas, de segunda à sexta-feira, e aos sábados e domingos, das 19 às 22 horas, até o dia 28 de novembro de 2015

Local: Centro Cultural Hermes de Paula (Praça Dr. Chaves/da Matriz, n° 32)

| TRANSLATE THIS PAGE |