terça-feira, 30 de agosto de 2016

- DIA V -


FACULDADES SANTO AGOSTINHO PRESTAM SERVIÇOS À COMUNIDADE

Promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI), no último sábado (27/08), os cursos de Administração, Direito, Enfermagem e Engenharia Elétrica das Faculdades Santo Agostinho, participaram do Dia do Voluntariado na Praça Francisco Beato Coll, no bairro Maracanã, Montes Claros-MG.


Professor Vanderley

Professora Simarly



Das oito ao meio-dia, diversas ações foram oferecidas à comunidade. Entre elas, o curso de Enfermagem, acompanhado pela professora Alanna Paraíso, realizou procedimentos como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, orientações sobre câncer de mama e agendamento de mamografia. “Agendamos o exame para pacientes que se enquadram no grupo de risco, ou seja, mulheres com idade entre 50 e 69 anos, de acordo com o Ministério da Saúde”, explicou a professora Alanna.

O curdo de Engenharia Elétrica, em parceria com a Cemig, deu dicas sobre consumo consciente e redução de riscos em relação a acidentes com energia elétrica dentro das residências. “A população como um todo é muito carente de informações sobre o uso correto da energia elétrica, então apresentamos um simulador de consumo para mostrar à comunidade algumas informações sobre o assunto, principalmente em relação às precauções e sobre riscos de acidente, ou seja, quando a energia elétrica não é usada de forma correta, pode causar graves incidentes e até mesmo a morte”, esclareceu o professor do curso de Engenharia Elétrica e técnico de expansão do sistema elétrico, Vanderlei Lopes Bahia.

Através do Núcleo de Práticas Jurídicas Comunidade, o curso de Direito prestou serviço de orientação jurídica. A coordenadora do NPJ, Kelle Caldeira, explicou que eventos como o “Dia V”, facilitam a prestação do atendimento junto a quem precisa. “Recebemos vários tipos de demandas como direito de família; questões que envolvem direitos reais, que são posse de propriedades; relação de consumo, entre outros. Dessa maneira, verificamos se a demanda que essa determinada pessoa apresenta, necessita de uma ação judicial. Assim, ela é encaminhada ao NPJ para que a gente possa adotar as medidas necessárias para que essa pessoa possa ter o seu direito salvo aguardado”, disse.

Coordenado pela professora Naiara Vieira, o curso de Administração atendeu empresas da região do ‘grande Maracanã’ com esclarecimentos sobre capacitação nas áreas de finanças, logística, marketing e planejamento de gestão. A coordenadora da extensão das Faculdades Santo Agostinho, Simarly Maria Soares, explicou que o atendimento feito junto a essas empresas durante o evento foi apenas o primeiro dia do “Projeto Educação Empreendedora”.

“Aproveitamos o ‘Dia V’ para lançarmos o projeto, que é oriundo do Programa Promicro, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoia às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O ‘Educação Empreendedora’ é uma parceira com a Sala do Empreendedor, mantido pela prefeitura. Dessa maneira, teremos a oportunidade de realizar ações e capacitações na linha de empreendedorismo para micro e pequenos empresários, além de dar suporte no pilar chamado acesso à justiça”.

A professora Simarly explicou ainda que atualmente em Montes Claros existem mais de 30 mil microempreendedores. “O polo Maracanã foi o primeiro a ser escolhido por apresentar um grande número de micro e pequeno empreendedor. Nele, iniciamos o atendimento do seguimento vestuário. Faremos um diagnóstico com os pequenos empresários da região e em seguida será ofertada uma capacitação com módulos de gestão empresarial”, disse.

Os interessados no atendimento podem procurar o curso de Administração das Faculdades Santo Agostinho, no campus shopping e fazer a inscrição.


| TRANSLATE THIS PAGE |