terça-feira, 21 de maio de 2019

- Homenagem a Cândido Canela -

  “AMOR E HUMOR NO SERTÃO” 



"O espetáculo “AMOR E HUMOR NO SERTÃO”, composto de declamação, cantoria, atuação e sapateado, com duração de uma hora, homenageia CÂNDIDO SIMÕES CANELA, o grande e saudoso Cândido Canela, autor dos notáveis livros “Rebenta Boi” e “Lírica e Humor do Sertão”, será apresentado por Betto Velloso e seu filho, Branko Velloso, que formam a Dupla “Rebenta Boi”.

As poesias líricas e humorísticas do extraordinário poeta, serão destacadas, com dialeto caipira, traços biográficos e fragmentos da dramaturgia, usando a dança, a música, o teatro, a declamação e o lundu-sapateado.

Segundo Betto Velloso, ele irão mostrar quem foi Cândido Canela e a sua destacada participação na formação artística da cidade; divulgar as obras, poesias ou poemas, músicas e personagens, para as novas gerações montes-clarenses, promovendo a arte local e resgatando parte importante da história artístico-cultural da cidade homenageando a vida de um dos cidadãos mais ilustres de Montes Claros, com reconhecimento nacional, pois suas belas poesias foram musicadas e/ou cantadas por Pena Branca e Xavatinho, Elba Ramalho, Tonico e Tinoco, Rolando Boldrin, Mônica Salmaso, Jackson Antunes e Téo Azevedo.

A intenção é, através das obras de Cândido Canela, promover uma busca e construção por nossa identidade cultura, fomentando o nosso orgulho, simbolizando nosso jeito catrumano de ser, viver e motivar as coisas; divulgar o rico e diversificado patrimônio cultural de Montes Claros, fazendo com que o público o conheça e nele se reconheça.

O espetáculo terá a classificação Livre, o que permitirá que as novas gerações o conheçam e os mais velhos relembrem e não se esqueçam do “grande e completo” artista que foi Cândido Simões Canela!...

Cândido Simões Canela, filho de Montes Claros, nasceu em 1910 e morreu em 06 de março de 1993, aos 83 anos de idade. Seus pais foram Antônio Canela e Luiza Canela. Casou-se com Laurinda Prates de Souza. Pai de REIVALDO, RENINE, RENILSON, RENILDE e REINICE. Foi Tabelião, Radialista e Jornalista criativo e marcante, formando com Antônio Rodrigues a dupla caipira ”Chico Pitomba e Mané Juca”, personagens que interpretavam na Rádio D-7 da cidade. Foi Poeta e Escritor, com obras célebres, belos livros de poesia sertaneja, como “Lírica e Humor do Sertão” e “Rebenta Boi”, sendo considerado “O Guimarães Rosa da Poesia”. Era membro da Academia Montes-clarense de Letras/AML, além de ter sido um homem público, tendo ocupado por duas vezes a cadeira de Vereador, quando criou a Lei de Preservação do Pequizeiro e outras árvores do cerrado norte-mineiro, que proíbe até hoje o corte do pequizeiro e outras plantas do Cerrado: “Lei nº 355 de 12 de abril de 1957, que dispõe sobre a derrubada ou corte da árvore pequizeiro (Cariocar Brasiliense)”. Como revolucionário, na época da ditadura militar, foi preso pelo DOPS, por suspeita de induzir o homem do campo contra o regime.  

O delegado, depois que leu seus livros, parabenizou-o pela beleza de seus versos!...   

Os mais novos precisam saber quem foi Cândido Canela e suas obras; os mais velhos precisam recordar e jamais se esquecerem das belas palavras deixadas pelo mesmo. 

Essa é a maior justificativa para a realização desse espetáculo, finaliza Betto Velloso.

A “Dupla Rebenta Boi” convida a todos, para assistirem a peça 
“AMOR e HUMOR NO SERTÃO”! 

E que todos tenham um bom espetáculo!..."
   

Dia 01 de junho, 2019, às 20:30 hs
Centro Cultural Hermes de Paula - Praça da Matriz
Centro Histórico de Montes Claros, MG.

Ingresso nos patrocinadores*
Texto release: Assessoria dupla "Rebenta Boi*

| TRANSLATE THIS PAGE |