sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

- ESPECIAL MÚSICA : CARLOS MAIA E DAVI SEABRA -

 Foto: Alvaro Augsten
 Foto: Alvaro Augsten

                                 Foto: Alvaro Augsten

A dupla Carlos Maia e Davi Seabra mostra seu trabalho construído de forma inteligente e inovadora, e que tem sua base forte na música folclórica estadunidense e a pop rural norte mineira, sempre afeita aos diálogos possíveis com outras formas de expressão. Trafegam entre estéticas musicais diversas que sugerindo encontros no pop rural, misturam tudo. Tudo é ingrediente nesse tacho sonoro que lança um olhar norte mineiro sobre o mundo. Há ainda a proposta  de consolidar como temas líricos neste cenário, que são: a terra, o sertão bravo, os violeiros, as lendas populares, os rios e as diferentes culturas que formam a cultura norte mineira. Tudo isso vêm à tona numa visão moderna e universal. No repertório, uma homenagem ao compositor e cantor Eustáquio Sena ( Cauromi , Conte uma Estória pra Mim e Todo Amável), além de composições dos Grupos Raízes ( Desentoado e Pé de Jenipapo –Tino Gomes e Charles Boavista-),  Verde é Maravilha de Ruy Mauriti e J. Jorge , canções inéditas como Minas ao Luar em parceira com o folclorista e jornalista Carlos Felipe e também uma parceria com Son Salvador Pela Estrada Real –( Recanto do Vale), Mineiros (de Davi Seabra e Carlos Maia), entre outras...

                                                                                                      Foto: Pedro Costa

                                                                                                   Foto: Pedro Costa


CARLOS  MAIA E DAVI SEABRA

Autênticos representantes da música regional norte mineira  e , talvez  sua melhor herança, em suas canções, o cantor e compositor Carlos Maia e o instrumentista e compositor Davi Seabra priorizam a beleza do agreste da região, e canções como Amizade, Verde é Maravilha , De Trem Pra Montes Claros, No Porto de Manga, Catrumano,  entre outras, são uma ode à natureza e à vida simples do povo sertanejo, que servem de pano de fundo e ao , mesmo tempo, de protagonistas para as histórias de dores e amores   alimentadas   a    causos e sonhos, cantada pelos  não   menos   sertanejos  Maia e Davi Seabra na formação do  “Folkmineiro” . Vivemos um novo momento na música brasileira. Mudanças notáveis transformam nosso panorama musical, historicamente marcado pela diversidade, em um turbilhão produtivo fomentado pelo acesso e inclusão a partir das vias digitais e atitudes coletivistas. O mercado se aquece e diversifica, enquanto os artistas multiplicam suas possibilidades de criação e difusão, acompanhando esse movimento.
A parceria de Davi Seabra e Maia , mostra seu trabalho, construído de forma inteligente e inovadora, e tem sua base forte na música brasileira, sempre afeita aos diálogos possíveis com outras formas de expressão. Trafega entre estéticas musicais diversas, sugerindo encontros no pop rural, tudo é mistura e tudo é possível. Tudo é ingrediente nesse tacho sonoro que lança um olhar norte mineiro sobre o mundo. Tem a proposta  de consolidar  neste cenário , a terra, o sertão bravo, os violeiros, as lendas populares, numa visão moderna e universal.

O Bocaiuvense Carlos Maia (violão e vocal) :

Não chegou a sentir na pele o enfrentamento armado ao regime, nem o que se chamou “ milagre brasileiro”. Viu, sim na pele o desencantamento popular, a abertura Geisel , com aquela democracia  relativa. Em Bocaiúva, sua terra, começou desenvolver essa pesquisa que leva no coração, antes de viver em Belo Horizonte, onde se alistou profissionalmente- e definitivamente `a carreira A experiência de Maia com os 2 LPs ‘ Coração de Artista”(89) e ‘”  Pé de Manaca´”(91), em 94 criou o projeto “ Vai de Trem” (4 anos de duração) junto com o jornalista e folclorista Carlos Felipe- cantando e falando o trem de ferro, com apresentações nas estações de metrô de Beagá. Em 98 veio para o Norte de Minas , e lançou o CD “ Vamos Falar do Folclore”, depois ‘ Nos Ventos da Primavera’ ; ‘Raízes de Minas’ ; homenageando Simeão Ribeiro Pires e com a formação da dupla ( maio de 2004 ) lançou ‘ A Balada de Antonio Dó’(07). em abril de 2014- convidado pela association brésil ét mér da cidade de saint julien les villas (frança) para participar da 6ª temporada brasil sertão e mar com apresentações musicais nas cidades  de saint julien les villas e troyes.

O Instrumentista e compositor Davi Seabra 
(Gaita de boca, Banjo 5 cordas, Cuatro Colombiano e Violão)

Participou do CD “Sertão Geraes” (Maia y Boavista, 2009/2010) como instrumentista (Violão, Guitarra, Gaita de boca) . Tem participado ativamente de shows com a dupla Maia Y Boavista desde o ano de 2008. Viajou à França em uma parceria com a assossiação Sertão et Mer, em Troyes, no ano de 2014. Viajou por Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Uruguai e Argentina, onde mostrou sua música e a cultura norte mineira aos hermanos latino americanos. No ano de 2012 ingressou como contrabaixista e violonista na banda de rock belo horizontina Ram onde permanece como músico de apoio até os dias atuais.

E por que ouvir o Maia e Davi Seabra?

Para apreciar uma boa música regional. Para se deleitar com a versatilidade e a sonoridade doce de uma frenética viola que chora ao lado do violão de doze cordas de Maia e as infindas cordas de Davi,  com arranjos que dialogam com o blues e com a música caipira.

A intenção da dupla é formação do Folkmineiro, compositores, músicos e cantores, que já marcaram presença no contexto cultural de Minas e do Brasil, autênticos representantes da música regional Norte Mineira, depois de alguns anos de carreira solo, no caso de Maia, priorizam a beleza do agreste, da vida simples e alegre do povo sertanejo.




- Assista o vídeo -



| TRANSLATE THIS PAGE |